sábado, 24 de abril de 2010

Contribuição científica

           Como já foi dito, James Watt teve grandes contribuições para o aperfeiçoamento da máquina a vapor(Criada por Newcomen), incentivado por seu amigo John Robinson. Ele não obteve sucesso logo no inicio, mas através da continuação dos experimentos, fez descobertas importantes como a do calor latente( que é a quantidade de calor que uma massa de substância deve receber para alterar seu estado físico) e notou que as máquinas tinham um problema quanto a perda de energia.
           Em suas pesquisas teve problemas com a falta de capital, mas conseguiu apoio de John Roebuck, Joseph Black, entre outros. Entretando, desde 1776(quando a primeira máquina foi instalada) até 1781, Watt ocupou-se bastante com a instalação de máquinas, grande parte delas em Cornwall, onde bombas retiram água das minas.
           Em 1763, quando foi chamado para fazer manutenção de uma máquina de Newcomen, Watt percebeu que o arrefecimento(resfriamento) do vapor induzia ao resfriamento em toda a máquina, fazendo com que ela perca parte de sua ''potência''. A partir disso, Watt teve a ideia de adicionar uma câmara de condensação à parte, o que acabaria com as perdas energéticas da máquina. Patrocinado pelo já citado John Roebuck, criou o primeiro protótipo para arrumar os erros do projeto. Matthew Boulton comprou a parte pertencente a Roebuck e começou a produzir os projetos de Watt.
           A máquina aumentou em 75% o rendimento da máquina a vapor anteriormente criada por Newcomen, que, depois, teria o acréscimo da engrenagem central de sistema planetário, que possibilitaria o desenvolvimento do movimento rotativo. Em 1790 a máquina teria o seu nome e seria fundamental para o sucesso da Revolução Industrial, previamente citada.

Abaixo vemos, respectivamente, representações da máquina de James Watt e Newcomen.

                                                    


Vídeo que demonstra passo a passo a máquina de Watt.

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário